Tesoureira do Sinprofe-Barreiras, Ana Vieira, participou de curso da UFBA que reuniu representantes de mais de 80 municípios baianos, reforçando o papel dos conselheiros como agentes de fiscalização e transformação na educação
SINPROFE – O Auditório do Hotel Solar das Mangueiras, em Barreiras, recebeu nesta quinta-feira, 18 de setembro, conselheiros municipais, secretários de educação e equipes técnicas de mais de 80 municípios baianos, entre eles Barreiras, Formosa do Rio Preto, Boquira, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. O encontro fez parte do Curso de Formação Continuada em Educação Integral, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com carga horária de 120 horas, voltado ao fortalecimento da gestão educacional e à atuação estratégica dos Conselhos Municipais de Educação (CMEs).
A conselheira municipal de Educação de Barreiras e tesoureira do Sinprofe-Barreiras, professora Ana Vieira, destacou a importância da formação para consolidar os conselhos como instrumentos de controle social e transformação da educação.
“Esta capacitação fortalece o papel dos conselheiros como agentes de mudança, garantindo que nossas decisões impactem diretamente a melhoria da educação municipal”, afirmou, sublinhando a dimensão política e cidadã da atuação desses órgãos.
O evento reuniu palestras estratégicas sobre Educação Integral em Tempo Integral, apresentações culturais locais, café regional e momentos de interação e troca de experiências entre os participantes. Para aprofessora Ana Vieira, a diversidade de realidades representadas pelos municípios permite uma análise crítica das políticas públicas e amplia a capacidade de construção de soluções inovadoras e contextualizadas para a realidade de cada município.
“Os conselhos são instrumentos essenciais de controle social que permitem à sociedade fiscalizar e influenciar as políticas públicas. Quando um conselheiro conhece seus direitos, deveres e mecanismos de fiscalização, fortalece a gestão educacional e assegura que a educação pública atinja todos os alunos com qualidade e equidade”, destacou Ana Vieira.
A presidente do Conselho Municipal de Educação de Barreiras (CME), professora Cleonice Ferreira dos Santos, com sua presença, reforçou que a formação é estratégica para aprimorar a atuação dos conselheiros e fortalecer a articulação entre sociedade civil e poder público. Ana Vieira acrescentou que a capacitação permite fiscalizar o uso dos recursos públicos, acompanhar metas educacionais e garantir que a educação seja prioridade no planejamento municipal.
O Sinprofe-Barreiras, incentiva e valoriza iniciativas como esta, que fortalecem a gestão pública e reconhecem o papel dos profissionais da educação como protagonistas na construção de políticas públicas efetivas. A parceria entre universidade, conselhos municipais e municípios baianos evidencia a necessidade de formação continuada, fortalecendo o municipalismo e promovendo uma educação pública mais equitativa, crítica e participativa.
Descubra mais sobre Sinprofe
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Deixe uma resposta